A castração gato fêmea é um procedimento cirúrgico realizado em felinos, no qual se removem os órgãos reprodutivos. Consiste na remoção dos ovários, do útero e, às vezes, das trompas de Falópio, que são as responsáveis por transportar os óvulos. A castração de gatos é benéfica tanto para os animais domésticos, como para os selvagens, em termos de saúde e bem-estar.

O que é a castração gato fêmea?

A castração gato fêmea é um procedimento cirúrgico, incluindo anestesia geral, que remove os ovários e o útero do gato. Algumas vezes, também se removem as trompas de Falópio, as quais são responsáveis por transportar os óvulos do ovário ao útero. O objetivo desta intervenção é reduzir ou eliminar os comportamentos instintivos e hormonais característicos do gato em cio. A castração gato fêmea é recomendada por especialistas para prevenir doenças graves e instintos indesejáveis na felina.

Como funciona?

A castração gato fêmea é realizada em condições de ambiente controlado, para a segurança do animal. A intervenção cirúrgica consiste na remoção dos ovários e do útero da gata, o que acaba com a produção hormonal. Se as trompas de Falópio também forem removidas, a gata não conseguirá carregar ou dar à luz filhotes.

Vantagens da castração gato fêmea:

  • Redução dos comportamentos agressivos; Redução dos comportamentos sexuais; Diminuição ou eliminação da marcação territorial; Prevenção de gravidez e de doenças ginecológicas; Redução do risco de câncer de mama; Redução da procriação desenfreada e indesejada; Redução da quantidade de strays.

A castração gato fêmea é um procedimento seguro, que garante bem-estar ao animal, bem como sua saúde. Esta prática auxilia também na redução da população de gatos de rua, já que não acontecem mais ninhadas. Para realizar a castração gato fêmea de maneira segura e com todos os cuidados necessários, a Clínica Veterinária Espaço Animal 24h é o lugar ideal, pois é especializada no setor Clínica Veterinária. Venha nos visitar e garanta a saúde da sua gata.

Entre em Contato